Abraçar a Coragem, para uma Vida (mais) Plena
A vida é uma viagem excitante e plena de aventura mas, às vezes, falta-nos a coragem para darmos aquele salto em direcção aos nossos sonhos.
Todos enfrentamos obstáculos que nos impedem de avançar, como o medo de sair da nossa zona de conforto, múltiplas dúvidas e expectativas por parte da sociedade, família e amigos, perfeccionismo exacerbado e, até, fracassos anteriores.
Todos estes obstáculos tornam muito difícil darmos o salto para fora da nossa bolha de conforto e agarrarmos novas oportunidades.
Mas aqui vai uma boa notícia: tod@s temos em nós a Força para superar estes desafios. Tudo começa por abraçarmos os medos, sermos gentis com a nossa natureza e estarmos dispostos a colocarmos em causa aquilo em que acreditamos.
No fundo, o segredo está em encontrarmos a resiliência que nos permite aceitar que as imperfeições fazem parte da aventura que escolhemos.
Temos de aceitar que o caminho para a Coragem nem sempre será suave, mas é precisamente nele que jaz a nossa maior tarefa. Porque é do triunfo sobre o medo e ao nos levantarmos depois de cada trambolhão que nos alinhamos com as nossas paixões.
Assim, na Vida surgem momentos em que temos de encontrar a coragem para aproveitar uma oportunidade com que fomos presenteados.
Esta é a história de um desses momentos charneira que transformou a minha vida.
Em 2004 eu tinha um emprego incrivelmente confortável no Oceanário, com um vencimento estável e francamente elevado.
Contudo, debaixo desse cenário idílico escondiam-se alguns demónios interiores que me faziam ansiar por mais. Foi assim que, quando surgiu o convite para dar aulas a futuros Biólog@s Marinh@s na Escola Superior de Tecnologia do Mar, em Peniche, não hesitei em interpretá-lo como um sinal e atirei-me de unhas e dentes a esse território novo e inexplorado.
Comecei por dar apenas algumas horas por semana, mas dir-se-ia que @s alun@s e a Direcção da escola reconheceram o meu entusiasmo e não tardou muito até estar com o horário completo de 12 horas, embora sem exclusividade, o que me permitia perseguir voos ainda mais altos.
Foi assim que, em 2006, dei início à Flying Sharks, uma de quatro empresas no Mundo que se dedicam à captura e transporte de tubarões, e outros peixes, a nível global.
Foi um salto de fé, apelidado de “loucura” por muitos, incluindo o meu pai, que tem sido uma referência no que toca a negócios e carreira. Contudo, uma voz interior gritava-me que a Felicidade não estava num vencimento certinho, mas sim na Aventura de ter um rendimento directamente dependente dos meus/nossos resultados.
Terá sido aí que as máximas “foco”, “dedicação”, “esforço” e “tenacidade” foram postas à prova como nunca mas, 17 anos depois, estou intensamente grato por ter dado esse salto.
Convido-vos, assim, a abraçarem esta viagem, onde a coragem abre portas para oportunidades sem fim. Juntos, podemos abraçar uma forma de estar que não se rende perante o medo e desbloqueia todo o nosso potencial, inspirando grandeza em nós e nos outros.
Atrevam-se a seguir os vossos sonhos, porque a aventura de nos atirarmos para o desconhecido está plena de oportunidades infinitas.
O mundo está à sua espera.
E eu estou cá para ajudar.
Basta enviar um email.
Vamos a isso?