Conferência de Natal Ciência Viva
Absolutamente sem palavras e de coração intensamente cheio do carinho com que fui recebido por uma plateia cheia no Teatro Nacional D. Maria II ontem à noite e aqui fica o link para a mesma, com um pequeno resumo aqui.
Fica também aqui o link para o artigo que deu origem ao convite simpático por parte da Ciência Viva.
Não é fácil falar sobre #alteraçõesclimáticas e os desafios tremendos que a #Humanidade enfrenta nas vésperas de #Natal, numa época em que todos abrimos as carteiras e damos largas a um #consumismo #desenfreado , mesmo que bem intencionado e dirigido àquel@s que nos são querid@s…
Menos fácil ainda é lembrar que, no Iémen, os bebés esfomeados já não conseguem chorar, por terem as cordas vocais demasiado secas devido à fome e sede…
Tudo isto numa altura em que, no Mundo Ocidental, nos queixamos do excesso de peso que acumulamos nesta altura do ano.
Precisamos #urgentemente de #repensar a forma como nos relacionamos com o #planeta e uns com os #outros… Particularmente com aquel@s que nada têm.
Precisamos de #reduzir, #repensar, #reutilizar, #reciclar, #recircular e, acima de tudo, #reagir rapidamente, porque o momentum criado nos últimos 50-60 anos já nos coloca num patamar perigosíssimo, com fenómenos climáticos cada vez mais catastróficos, como temos bem visto…
Para além de tudo isto, precisamos de plantar árvores e tirar carbono da atmosfera. Muitas, muitas mas mesmo MUITAS árvores! E, se não conseguirmos dar respostas sozinhos, podemos – e devemos – dar pequenos donativos a organizações que o fazem por nós. A lista é infindável, por isso menciono apenas algumas que me são mais próximas e mais queridas, por serem geridas por seres Humanos com “H” maiúsculo e que #efectivamente #fazem o que apregoam. São elas a Loving the Planet, Faidout, A.P.E.C.E., WWF Portugal, LPN – Liga para a Protecção da Natureza, Sciaena – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, mas podia citar tantas outras …
Só me resta voltar a agradecer os momentos inesquecíveis de ontem e, claro, dirigir um agradecimento tremendo ao Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva pelo convite e à grande Carla Lourenço pelo apoio precioso no longo e minucioso processo de preparação deste evento.
A tod@s um #OBRIGADO do tamanho do nosso planeta lindíssimo, com votos de #BoasFestas e de que o tratemos um pouco melhor em 2022.
🙂