Encontro com o Cientista
Foi com enorme prazer que, no dia 26, estive no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, no “Encontro com o Cientista”, a falar com três turmas do primeiro ciclo sobre… Tubarões!
Já lá vão 26 anos desde que dei a minha primeira palestra sobre tubarões, na altura acabadinho de chegar da Bimini Biological Field Station. Foi nesta estação de trabalho de campo, mais conhecida como Sharklab, que dei início à minha carreira com tubarões em fevereiro de 1994.
Na altura fui o primeiro português a lá meter os pés, depois de descobrir este segredo guardado nas centenas de papers científicos sobre tubarões que li, na busca incessante por um local de estágio com tubarões. Um montão de cartas depois, recebi resposta positiva do Professor Samuel Gruber, um dos gurus nesta área e que apreciou o entusiasmo deste jovem tuga.
Desde esses dias longínquos, já perdi a conta a quantas palestras dei, mas acho que já passei das 200! Pelo sim, pelo não, vou tomando nota de todas nesta lista que, apesar de ter um aspecto manhoso, traz-me sempre boas memórias quando olho para ela.
Entretanto, nunca foi tão relevante falar sobre tubarões, tendo em conta o enxerto de pancada que têm levado nos últimos anos.
Por outro lado, é muito gratificante ver o montão de iniciativas que têm surgido, por parte da sociedade civil, para os proteger. Poderão conhecer algumas delas na página da APECE, uma Associação que criei, com 4 outros amigos aficionados, em 31 de janeiro de 1997.
Foi precisamente sobre estes temas que conversámos no Pavilhão do Conhecimento, com uma plateia de quase uma centena de jovens. Espero que tenham ficado fervorosos defensores dos direitos destes animais extraordinários.
Ou, se não ficou mais nada na cabeça, que, pelo menos, nunca peçam sopa de barbatana de tubarão num restaurante chinês!
Gostou deste artigo? Leia mais aqui!