
Pequenos Tubarões
Já comentei várias vezes que um dos segredos do sucesso das minhas palestras é que as primeiras 100 (ou mais!…) foram dadas em escolas, infantários, liceus e universidades.
E quem já falou para rapaziada de 4~5 anos… ou 12~13… ou 17~18… sabe que não são um público fácil.
Entre um excesso de entusiasmo frenético, com bombardeamento constante de perguntas, ao desinteresse total e apatia irritante, há que encontrar forma de cativar a audiência e passar a mensagem.
Acho que a estratégia que utilizei no Jardim de Infância Infancoop, nas Caldas da Rainha, na semana passada, não foi nada má. Durante duas apresentações ao primeiro ciclo demonstrámos – activamente (!) – como comem os tubarões brancos e os anequins… Vimos como as jamantas e os cookie cutter sharks se atiram às suas presas… Explorámos as diferenças nos dentes e percebemos quais são as espécies que nadam ao largo da costa portuguesa.
Fizemos isto tudo numa grande risota e, para além de ter sido uma manhã muito bem passada, creio que arranjei mais uns alunos de Biologia Marinha para a Escola Superior de Tecnologia do Mar daqui a uma dezena de anos.

