Problemas Trombudos

Partilhe este artigo!

Conheci a Xana em circunstâncias invulgares… No início de 2020 o mundo estava todo fechado em casa, num esforço para travarmos a pandemia causada por um bicho malvado que tinha chegado do Oriente. Entretanto estava aflito de facturação, porque os aquários públicos tinham fechado as portas e cancelaram todas as encomendas que tinham feito à Flying Sharks.

O fim do primeiro mês de lockdown aproximava-se e as verbas recebidas do subsídio layoff simplificado não seriam suficientes para pagar vencimentos, nem impostos, nem a renda do armazém, nem coisa nenhuma. Foi nessa altura que demos início à venda de máscaras, álcool-gel, luvas e dispensadores com pedal, colocando até um anúncio no Facebook, a perguntar se alguém se queria juntar ao nosso exército de vendedores.

Ditou a sorte que a Alexandra fosse o nosso primeiro soldado nessa luta contra o derrotismo que assalta o mundo nestas ocasiões. E que soldado extraordinário se veio a revelar, ultrapassando rapidamente os cinco dígitos em vendas e estabelecendo um padrão tão magnificamente alto, que nenhum outro vendedor conseguiu, sequer, chegar perto – incluindo rapaziada comercial, com décadas na área das vendas.

Esta é a marca de uma verdadeira bióloga marinha, como a Xana: dêem-nos um alicate, um rolo de fita-cola e um telefone com dados, que não há problema que não resolvamos. O MacGyver que se cuide, porque a Xana está in da house!

Mas os talentos desta jovem estão longe de ficarem por aqui porque, entre vendas e ser mamã, ainda arranjou tempo para escrever uma delícia de história, em que combina os conhecimentos de bióloga com a doçura da maternidade. O Trombinhas nem sabe a sorte que tem em ter duas mamãs tão dedicadas e empenhadas na sua felicidade… Uma na savana africana, a sua casa, e outra no norte dum pequeno país na ponta da Europa, onde alguém lhe deu vida com a mesma ternura com que já tinha dado vida a uma outra criaturinha maravilhosa, uns anos antes.

Mais do que uma bióloga marinha, uma comercial e um ser humano de excepção, a nossa Xana é a mamã que todos os Trombinhas merecem, dentro e fora da savana.

Aqui ficam os meus parabéns e agradecimentos pelo convite para escrever o Prefácio desta obra lindíssima, que redigi emocionado, depois de ler as linhas com que a Xana nos brindou.

Deixo aqui o email da Xana, caso queiram comprar-lhe uns “Problemas Trombudos” para o Natal.

Entretanto já sabem a que porta podem bater se/quando quiserem comprar as prodigiosas aventuras (verdadeiras!) de um biólogo marinho do Cartaxo (esse bastião da ciência marítima lusitana). Com uma trilogia ilustrada em inglês e o “Tubarões Voadores” na língua do Camões, basta clicar no “Reply” e encomendar literatura (autografada!!) para todos os gostos.

E não esquecer as Palestras Motivacionais que narram estas aventuras todas!


Partilhe este artigo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *