Resmungar, sempre!
Há muitos – mas mesmo muitos – anos que tenho o hábito de reclamar, ou resmungar, com algo que não está certo.
Não o faço gratuitamente e não dá me dá prazer nenhum chatear a vida às pessoas. Mas também não gosto de ficar calado quando me lixam.
O mais recente episódio foi ao regressar do aeroporto para casa num Uber, a minha escolha tradicional. Desta vez apanhei um motorista inexperiente, que simplesmente não encontrava a entrada para o P2, local onde os Ubers apanham os passageiros já há uns 6 meses. Esperei um tempão pelo rapaz e, pelo telefone, fui eu que lhe dei instruções sobre como chegar ao sítio onde me devia apanhar.
Pelo caminho o motorista ainda me sugeriu ir para locais absurdos, onde seguramente ele – ou eu – apanharíamos uma multa se fôssemos catados.
Depois de uma luta de 20 minutos, que se converteu em 30, lá me apanhou no local correcto, mas só depois vi que me cobrou 2.04 euros de tempo de espera.
Eh pá, era só o que faltava.
Eu sei que “2.04 €” não é uma fortuna. Mas bem podia ser 2004 euros, ou até 24 cêntimos. A coisa não podia ficar assim. Reclamei.
E ganhei.
Bem trabalhado, rapazes da Uber!
Já que estou lançado, aproveito para dar os parabéns à tropa do software de facturação TOConline, que subscrevi este ano a pedido da minha TOC. Fi-lo a contragosto, porque estava muito habituado ao que usava anteriormente, durante anos e anos. Mas ela disse que lhe facilitava o trabalho se passasse para o TOConline, por isso lá acedi.
O diabo é que, assim que emiti a primeira factura, vi logo o tradicional formato – incorrecto (!) – do IBAN: 1234 1234 1234 1234 1234 1.
Eh pá, isso é que não.
O IBAN deve ser 1234 1234 1234 1234 123 12. Um dia posso explicar-vos porquê, mas hoje não tenho caracteres suficientes para o fazer.
Reclamei e mandaram-me passear, alegando que a alteração teria de ser no código do programa. “E depois?” respondi eu. E lá os fui melgando até…
…me enviarem uma mensagem a agradecer a recomendação porque foram confirmar junto do Banco de Portugal e adivinhem quem tinha razão?
E pronto, tenho de me calar que isto só dá para 2200 caracteres!
Já sabem, rapaziada: se têm razão, não se calem!