A carga pronta e metida nos contentores
Estimad@s amig@s,
Se cresceram nos anos 80, como eu, então sabem de cor a letra que começa com “A carga pronta e metida nos contentores…” e vou aproveitá-la para enaltecer o evento que, de todos, merece o maior destaque de 2025 da Flying Sharks, a empresa que fundei em 2006 e que irá completar duas décadas de vida no próximo dia 1 de Setembro.
Estou a referir-me, como alguns já saberão, ao portentoso contentor de transporte de peixes (e invertebrados) vivos, apelidado de “Estação Móvel” porque, na realidade, faz muito mais do que mover peixes do aquário A para B, uma vez que tem elementos de filtração superiores aos das maiorias de quarentenas, ou laboratórios onde são mantidos animais marinhos vivos.
Depois de meia-dúzia de anos em estudo e execução, este equipamento “state of the art” é, nada mais nada menos, do que a unidade mais moderna do planeta nesta área de negócio. Para tal contribuíram o meio milhão de euros atribuídos pelas EEA Grants, mas, acima de tudo, o cérebro articulado do nosso colega Rui Guedes e respectivo bando de engenheiros brilhantes de que se rodeou.
Entretanto estreámos este malvado no Dia da Criança, com uma bela passeata a Marrocos que envolveu um fim de semana a 47°C (à sombra) em Sevilha! Portou-se admiravelmente bem e mal teve tempo de descansar, antes de nos metermos à estrada em direcção a Estocolmo e Hirtshals, no norte da Dinamarca, carregado de tubarões-cinzentos nascidos no Aquário de València e um peixe-lua que andou a passear connosco pela Europa toda durante mais de uma semana, com qualidade de água mais perfeita do que a do mar!
O ano foi fechado com uma bela passeata de Bergen (e arredores) até València, carregadinho de salmões e outros peixes de água fria. Ao longo destes 20.000 kms somámos mais umas histórias valentes, que espero vir a publicar na(s) sequela(s) do “Tubarões Voadores” logo que humanamente possível.
Só me resta deixar-vos com o magnífico vídeo que o Nuno Rodrigues preparou, agora guardião deste equipamento único, que poderão visitar quando quiserem em Peniche.
Ficamos à vossa espera e desejo-vos um 2026 pleno de sucesso empresarial e pessoal!

