PALESTRAS

Porque + de 28 anos de experiência profissional contam…

Conteúdo adaptado a cada cliente/tema

Com mais de 28 anos de experiência profissional, que inclui a criação, gestão (e encerramento) de múltiplos negócios, João Correia dispõe de um vasto manancial de histórias, desafios, obstáculos e momentos decisivos no currículo.

Essa experiência combina biologia marinha, aquariologia, marketing, vendas, angariação de clientes, docência, investigação, (vários) relacionamentos, parentalidade, escrita, percussão e condução de veículos (de dimensões variadas), aeronaves e embarcações.

A estes atributos junta-se uma capacidade de comunicação invulgarmente bem disposta, apurada depois de alguns anos de stand-up comedy em bares lisboetas, embora cingida à seriedade dos temas tratados.

Adicionemos uma capacidade de trabalho invulgar, bem como uma habilidosa filosofia de cilindrar resultados aparentemente inatingíveis, frequentemente recorrendo a soluções (muito) fora da caixa – embora sempre balizadas por limites legais e éticos estritos.

Esta mélange invulgar disponibilizou um palmarés monumental de situações e problemas (reais) que são facilmente ajustados ao público e objectivo de cada evento.

Independentemente do formato apresentado, as grandes máximas que o João usa para incitar os presentes a perseguirem os seus sonhos, mantêm-se inalteradas, já que personificam a filosofia com que ele próprio tem perseguido incessantemente os seus (múltiplos) objectivos:


• FOCO
• DEDICAÇÃO
• ESFORÇO
• TENACIDADE


E se eu vos dissesse que, entre 2006 e 2008, a minha TOC (Técnica Oficial de Contas) ia ficando doida porque…

…eu enviava-lhe mensalmente facturas de elementos tão diversos como “500 cavalas para um aquário francês”, “conjunto sexy French Maid com meias de ligas”, “avença mensal de consultoria no Oceanário de Lisboa”, “transporte de jamanta para València”, “kit de brinquedos (a pilhas… 😉 para adultos”…

Estranho?

Passo a explicar: nessa altura eu já não era funcionário em full-time do Oceanário e desenvolvia a minha actividade “Alalunga Lingerie” em simultâneo com a “Flying Sharks” como empresário em nome individual. As facturas tinham “João Correia” no cabeçalho e incluíam elementos das duas actividades, para além da avença de consultoria mensal que tinha no Oceanário, onde geria o website e a gift-shop, entre outros projectos ligados ao Departamento de Marketing.

Ora, essa esquizofrenia permaneceu na minha vida e será por isso que o meu logotipo novinho em folha tem:

– Uma barbatana de tubarão, porque esses animais magníficos têm sido o foco da minha carreira científica e foram o tema da minha primeira centena de palestras.

– Uma melga, porque cada vez mais vou a empresas, universidades e escolas picar as pessoas e incentivá-las a não se renderem perante os obstáculos que a vida lhes mete à frente!

– Uma rã numa panela, porque, desde que me tornei pai (em 2019) que ando obcecado com as alterações climáticas e a desgraça iminente que paira sobre todos nós, caso não ganhemos juízo e tomemos medidas efectivas para descarbonizar o planeta.

Escusado será dizer que estou disponível para falar convosco sobre qualquer um destes temas e, ainda por cima, durante a época natalícia podem oferecer aos vossos funcionários um dos meus livros por apenas 10 euritos cada um!

Melhor negócio do que este não há, por isso venha daí esse email, para fecharmos uma bela negociata!


Cliqui aqui para ver a palestra “A Rã na Panela” no Teatro Nacional D. Maria II em 2021.

Clique aqui para ver a palestra Sharks in Danger em 2022.

Clique aqui para ver a palestra “Tubarões, Melgas e Rock & Roll” em 2021.

Clique aqui para ver a palestra “Tubarões, de Bestas a Bestiais” em 2021.

Clique aqui para ver a palestra TEDx Peniche de 2018.

Clique aqui para ver a palestra Faz Acontecer talk de 2018.

Clique aqui para ver a palestra TEDx Óbidos de 2011.


Clique aqui para ver a entrevista para o podcast “Isto não é pêra doce” em 2023.

Clique aqui para ver a entrevista para o podcast “Mês da Ciência e da Educação” da Fund. Francisco Manuel dos Santos em 2022.

Clique aqui para ver a entrevista para o podcast “Da capa à contracapa” em 2022.

Clique aqui para ver a entrevista para o podcast “Livremente” em 2021.

Clique aqui para ver a entrevista para o podcast “Senso Divergente” em 2021.

Clique aqui para ver a entrevista para o podcast “Não penses mais nisso” em 2020.

Clique aqui para ver a entrevista no programa “Prova Oral” em 2017.


Clique aqui para ver a reportagem RTP Outras Histórias de 2019.

Clique aqui para ver a reportagem Todas as Palavras de 2019.

Clique aqui para ver a reportagem na CMTV em 2019.

PALESTRAS

Tubarões Voadores, Melgas e Rock & Roll

Uma palestra durante a qual João Correia percorre a sua vida e carreira, enfatizando a importância de se ser “melga” para atingirmos os objectivos a que nos propomos, por mais alucinados que estes possam ser. Inclui dose generosa de embaraços e projectos falhados, mas inclui também uma fórmula vencedora para nos levantarmos rapidamente, depois de (mais) uma ida ao tapete.

PALESTRAS

Sex, Sharks and Rock & Roll

Um show de comédia não recomendado a doentes cardíacos nem grávidas, durante o qual o João Correia percorre – com detalhe ocasionalmente excessivo – os meandros do seu negócio de venda de lingerie (e não só) através da internet, bem como as vezes em que este negócio embaraçosamente esbarrou nas suas outras linhas de actividade.

Um espectáculo diferente de tudo o que já viu, com a particularidade (perturbadora) de ser 100% real.

PALESTRAS

“O Tubarão Voador e o Gene Seguro”

Foi com enorme prazer que, no dia 7 de março (2022), fomos até ao magnífico Hotel dos Templários onde, na companhia do meu amigo Pedro Miranda, fundador e gerente da Safegene, estreámos a nossa palestra “O Tubarão Voador e o Gene Seguro”, a quase uma centena de profissionais comerciais da prestigiada Farmacêutica Jaba Recordati.

Durante 45 minutos positivamente electrizantes, e em tom bastante informal, descrevemos a forma como a Flying Sharks e a Safegene se reinventaram durante a pandemia Covid-19, o que nos permitiu atingir os resultados financeiros mais altos de sempre nas histórias das duas empresas! Mais importante do que isso, falámos sobre a nossa estratégia comercial, ética profissional e sobre a forma como gerimos as nossas equipas, partilhando os métodos que implementamos para as mantermos sempre motivadas, altamente focadas e brutalmente eficientes.

No final, os presentes aplaudiram entusiasticamente e agradeceram a nossa exposição, porque não é fácil estar de microfone na mão, em frente a uma centena de profissionais de alto rendimento, a confessar os (muitos) momentos em que ponderámos fechar a porta, entre variadas outras desgraças. Mas manter a cabeça fria, boas decisões estratégicas, planos de marketing inteligentes e cojones para implementar as decisões tomadas, permitiram-nos manter o barco à tona de água, aumentando significativamente a facturação e crescimento.

PALESTRAS

“A rã na panela”

Esta palestra foi estreada no Teatro Nacional D. Maria II, nas vésperas do Natal de 2021, a convite do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Ao longo de uma hora, João Correia traça um perfil da Humanidade, desde os tempos em que os homens das cavernas conviviam em perfeita harmonia com a Natureza, até ao período após a II Guerra Mundial, em que a taxa de crescimento da população humana explodiu, tornando-se incompatível com a capacidade do nosso Planeta para a sustentar.

Para além dos variados problemas apontados, são indicadas variadíssimas soluções práticas, desde as mais pequenas, que todos podemos adoptar nas nossas vidas, até às de maior escala, que já estão a ser implementadas por várias empresas, organizações e governos…

Aqui fica o link para essa noite memorável, cujo conteúdo pode ser adaptado a cada cliente.

Testemunhos

Frederico Pedro

Boa tarde professor,

Fundei há pouco tempo a minha própria empresa na Holanda e tive uma conversa hoje onde me perguntaram se havia alguém que me tivesse motivado a fazê-lo, sendo que o único nome que me veio a cabeça foi “João Correia”.

Sei que parece estranho, mas cada vez que tenho de pensar numa decisão, penso sempre WWJD (what would João do ?).

E a verdade é que as coisas têm corrido bem.

Sei que há uns anos atrás, quando ainda era estudante da ESTM, nunca tinha pensado em ser um empreendedor. Mas ao olhar para si e ver o sucesso que o professor teve, mantendo-se fiel aos seus valores, fez me sonhar que um dia eu também seria capaz.

Como tal, gostaria de agradecer por tudo e dizer que sem dúvida que foi das pessoas que mais motivou a seguir o meu próprio caminho.

Se alguma vez passar pela Holanda, ou quando eu for a Portugal novamente, teria todo o gosto em oferecer-lhe uma boa almoçarada.

Mais uma vez um enorme obrigado e desejo que tudo corra bem com os seus projectos.

Um grande abraço,

Frederico Pedro

Frederico Pedro (20-03-2023)

Nuno Oliveira

Peguei neste livro com um sentimento especial. Primeiro porque o autor também se licenciou em Biologia Marinha, na Universidade do Algarve, e até foi um dos gajos que me praxou. Depois porque, ao entrar na leitura, foram aparecendo referências a pessoas e lugares que conheço, o que fez crescer o interesse nas histórias aqui relatadas. E que histórias estas… Sabia que o João era doido por tubarões e até assisti à sua apresentação de estágio em Gambelas, mas não sabia até que ponto ia essa pancada. Sabia que trabalhava no Oceanário e que tem uma empresa que transporta animais vivos por todo o mundo, mas desconhecia muito do que estava por detrás disso tudo. Tal como desconhecia outras vertentes da sua vida que poderão conhecer quando lerem o livro. Ficarão também a saber mais de biologia, empreendedorismo ou gestão, entre outras.
“O Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, onde acabava de ingressar em Biologia Marinha e Pescas, era remoto e povoado por criaturas que, na altura, me pareciam bizarras.”
Nuno Oliveira, Pombal (13-09-2022)

Alun@s do Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas da Universidade da Beira Interior

Obrigado nós pelas palavras inspiradoras e sábias!
Ajudou, ajuda e de certeza ajudará muitos jovens a ser empreendedores.
Em nome de todos os alunos do mestrado um obrigado.

Alun@s do Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas da Universidade da Beira Interior (25-04-2021)

Débora Nobre Carmo

Um vídeo que faz juz a este indivíduo fantástico!

Cada vez que saio de uma palestra do João o coração fica a bater forte, com a lembrança de tudo o que me fez querer ser bióloga marinha e do lindo que é amar o mar.

Débora Nobre Carmo, Marine Biologist | MSc Ecology, collab with BAS (22-02-2022)

Gonçalo Silva

Olá João,

Espero que esteja tudo bem contigo. Escrevo-te porque finalmente tive tempo para ler o teu livro que comprei há séculos e obrigado pelos momentos que me proporcionaste. Parti-me a rir com alguns dos episódios, outros naturalmente são mais tristes, mas faz parte da actividade e só temos de aprender com isso. Apesar de nem conseguir dar resposta às demandas que tenho, fiquei cheio de vontade de participar num desses mega transportes, que têm tudo para correr mal, mas que no fim tudo se resolve!

Era mesmo para te dar um abraço, enviar-te umas palavras simpáticas por partilhares estes episódios caricatos, e pelo trabalho que tens desenvolvido.

Gonçalo Silva, Investigador Auxiliar ISPA - Centro de Biocências e MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (25-06-2022)

António Marto

A performance do João na qualidade de Key Note Speaker na Academia de Formadores ’22 foi qualquer coisa como um autêntico murro de energia. Contagiante, inspirador, energético, pregando o sorriso do início ao fim à plateia. Um discurso verdadeiro, sem rodeios e contado na 1ª pessoa, que transmite a quem assiste um empoderamento de que qualquer um de nós consegue ser um “tratador de tubarões”.

João, Congrats You are a real shark

António Marto, Fórum Turismo, Academia de Formadores (05-07-2022)

Dulce Gaspar Fernando

Foi um momento de partilha muito enriquecedor para todos. Palavras sábias, excelente comunicação e uma capacidade extraordinária de captar a atenção do auditório.
#avidaéduraparaquemémole

Dulce Gaspar Fernando, Esc. Sec. Dr. Augusto César da Silva Ferreira (19-04-2023)

Aldina Correia | ESTGMasters

Agradeço mais uma vez, em nome de todos os estudantes, que adoraram a sua palestra, dos coordenadores dos mestrados e da presidência da escola. Foi um enorme prazer e privilégio poder contar consigo neste evento que nos é tão querido.

Aldina Correia | ESTGMasters (15-04-2021)

Catarina Silva

Obrigada João Correia, pela simpatia e humildade. Admiro o seu trabalho e foi um privilégio enorme. É sempre fantástico conhecer os nossos ídolos da biologia marinha que nos inspiram a seguir os nossos sonhos 😀

Estudante de Mestrado Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (28-06-2022)

Ulisses M. Azeiteiro

Caríssimo. Palestra magnífica. O meu apreço e agradecimento. Abraço amigo.

Ulisses M. Azeiteiro, Prof. Universidade de Aveiro (29-04-2021)

Departamento de RH, em nome da Equipa Thirst Project ESTM

Serve o presente e-mail para lhe agradecer, uma vez mais, toda a disponibilidade demonstrada em relação à participação no evento pioneiro, da Equipa Thirst Project ESTM.
Foi um gosto assistir à partilha, adorámos a sua dinâmica, bem como a pertinência do que expôs. Saímos mais motivados, focados e determinados em continuar com este projeto e melhorar de futuro, e isso também se deve a si!
Uma vez mais, muito obrigado por ter aceite o nosso convite e, esperemos que também tenha gostado.
Quem sabe se não nos tornaremos a encontrar em mais ocasiões? ?

Departamento de RH, em nome da Equipa Thirst Project ESTM (04-2021)

Semester at Sea :: Março 2022

I liked how we were able compare the two different aquariums. Maybe have more time and make the trip longer.

I really liked listening to the oceanographer. I love listening to Queen Ursula, and it was very interesting listening to another oceanographer speak. It was cool learning about oceanography from another person and seeing what they know. The program was a great way to learn about the ocean.

The marine biologist was a wonderful guide and it was great to hear about his work experience!

The local guide/oceanographer was exceptional. He ranks 10, not 5, for his depth of knowledge and ability to communicate it. He knew the history of nearly every fish in the oceanarium and collected and/or transported many of the of older fish. He talked about the differences between the aquarium and oceanarium, and knew both institutions intimately. Visiting the fish market and learning the local fish was also interesting and a good way to start. I can’t imagine how to improve this program, it was flawless.

Alun@s Semester at Sea (09-03-2022)

Daniela Santos

Desde o Super-Homem ao Homem do boné da BP, com uns bólides todos catitas pelo meio: muito, mas muito bom ?. Retiramos daqui a capacidade de resiliência e a humildade de se desafiar continuamente. O conselho de nos rodearmos de pessoas mais inteligentes ou capazes do que nós, foi na mouche. O sucesso é o presente dos audazes, dos que não desistem e sonham com mais.

Daniela Santos (24-04-2021)

João Caeiro

Grande João tudo bem?
Só queria dizer que todos os dias sigo o teu conselho de melgar e melgar e tenho andado a conseguir coisas no meu novo trabalho que nenhum outro chefe de loja tem conseguido. Portanto gostava de agradecer pelo fantástico conselho.
Um grande abraço para ti e para a família.

João Caeiro (21-10-2021)

Paulo Oliveira

“Tubarões Voadores, Melgas e Rock & Roll” é uma palestra diferente de todas as que já viu, sobre uma história de vida invulgar, passada entre tubarões nas Bahamas, injecções nocturnas em tubarões do Jardim Zoológico, aviões de carga atestados de bichos para o Oceanário de Lisboa, aulas e investigação em biologia marinha, gestão de empresas, uma forte influência Star Wars e outras surpresas inesperadas…”

Paulo Oliveira, Bang Produções (2016)

Lucas Furtado

Olá Grande Professor!
Só queria agradecer por tudo, o professor não sabe a gratidão que carrego em saber que um dia eu fui aluno do professor, vejo o professor como um grande modelo, a nível de pessoa e a nível profissional.
Quero desejar-lhe um grande sucesso, o professor merece tudo de bom, e que o professor continue a ser Fantástico como sempre.
Também espero um dia ter histórias e aventuras como o professor.
Mais uma vez obrigado por tudo
Lucas Furtado, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (02-02-02-02)

Centro Português de Actividades Subaquáticas

Foi para nós um enorme prazer verificar a forma arrebatadora e entusiástica com que “agarrou” a assistência (no dizer de alguns nunca uma noite passou tão rápido….), pelo que mal podemos esperar por uma próxima oportunidade.

Carlos Pombinho, Centro Português de Actividades Subaquáticas (acerca da palestra em 19-05-2023)

Sara Faria

Queremos agradecer-lhe pelo momento que nos proporcionou hoje no Meetup da Associação Académica da Universidade do Minho e pela forma como conduziu a conversa. O feedback que obtivemos por parte dos participantes foi bastante positivo, já disseram inclusivé no formulário de feedback que a moderação não podia ter sido melhor. ?

Obrigada mais uma vez e esperamos poder continuar a contar com o João no futuro.

Sara Faria, Empreendedorismo | Desenvolvimento de Carreiras | Associação Académica da Universidade do Minho (31-03-2021)

Carlos Ricardo

Caro João Correia,

É com grande prazer que lhe envio as fotos da sua Palestra “Flying Sharks” no CPAS.

Parabéns por ela e também pela forma extraordinária como contacta com o público. Para além disso, pode crer que aprendi imenso.

Carlos Ricardo, Centro Português de Actividades Subaquáticas (19-05-2023)

Rhys Williams

João is one of the most easy-to-read authors I have ever come across. As you race through his books, you feel like you are getting to know the guy, how much he embraces life and adventure. For any person who (like me) was initially hesitant to read a book about sharks and oceans AND written by a scientist, then don’t hesitate any longer! It will be the most enjoyable book that you will read this year.

Rhys Williams (09-02-2023)

Carla Palhinhas

Este Senhor com S grande, este Homem com H grande, que tive o prazer de conhecer no meu local de trabalho, tem um grande valor e prestígio, simples e sem “peneiras” algumas. Com toda a sabedoria que tem, existem poucos. Continua assim e parabéns pelo teu percurso.

Carla Palhinhas | ex-colaboradora SATA Cargo (31-07-2023)

Mariana Costa Solheiro

Muitos Parabéns! Tenho um enorme orgulho em ter sido sua aluna ????????

Mariana Costa Solheiro, acerca da Marselfie em 26-05-2023

Semester at Sea :: Setembro 2022

Hola Joao,

Thank you, thank you, thank you for making our field trip so memorable.  The students absolutely loved it! Your commentary made it educational and your sense of humor made it fun (both important for effective learning).

I want to stay in touch with you so here is my work email: (…)
If you ever get to Denver, you have a place to stay with us. Thank you for everything.
Best,
Cindy
PS – I told them they need to hire you to be the next interport lecturer.
Cindy Church | Semester at Sea (17-09-2022)