Mais um testemunho fabuloso

Partilhe este artigo!

Muito agradeço à Professora Iva Carvalho Silva o espectacular testemunho no fim da minha palestra aos alunos da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço d’Arcos, no dia 24-11-2025.

Já referi muitas vezes que as palestras em empresas, e grandes grupos empresariais, são um desafio especial e que requerem preparação cuidada e dedicada.

Contudo, não há nada como falar para jovens que estão a ponderar as suas opções no final do ensino Secundário. “Deverei ir para a Universidade? Quão fácil – ou difícil – será atingir o meu sonho? É, sequer, realista? Terei de deixar a minha família e amigos, ou conseguirei fazê-lo no meu país?” Estas são algumas das questões que me atormentaram o espírito nos distantes 1987-89, antes de cerrar os dentes e meter os papéis para ingressar na licenciatura em Biologia Marinha e Pescas, na Universidade.

Mas sabia eu que esse seria o primeiro passo de uma carreira, focada em Tubarões, que me levaria às Bahamas, ao Jardim Zoológico de Lisboa, Instituto Português de Investigação Marítima, Oceanário de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia do Mar e, finalmente, o arranque da Flying Sharks em 2006.

Parece que foi ontem e, entretanto, estamos quase a celebrar 20 anos de existência, enquanto que a entrada na Universidade celebrou 30 no passado dia 15 de outubro de 2025.

Dizem os anglófonos “Time flies when you’re having fun“, o que bate certo com um outro adágio popular “Escolhe uma profissão que amas e nunca terás de trabalhar um dia na vida.”

A lógica é mais ou menos robusta, mas não entra em conta com as grandes dores de cabeça que se enfrentam diariamente, mas deixemos essas para as palestras, em que discuto o eterno binómio “problema – solução” e as soluções frequentemente “fora da caixa” que têm de ser adoptadas, porque, como também me disse o antigo administrador do Oceanário, Dr. Vítor Tavares de Castro: “João Correia, por trás de um grande problema, vem sempre uma grande oportunidade.”

Quando quiserem que vá aí para falarmos sobre estas – e outras – coisas interessantes, já sabem a que porta bater.

Entretanto podem espreitar mais testemunhos, e uma galeria de fotos catita, na área “Palestras” do meu website.

Partilhe este artigo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *