Os pequenos detalhes
Sempre gostei de dar atenção a pequenos detalhes e gosto de pensar que essa particularidade me tem servido bem na vida pessoal e profissional.
No início de outubro tive o prazer de voltar a Istambul, desta vez para a conferência anual da União Europeia de Curadores de Aquários. Esta viagem teve um sabor especial porque foi a minha quarta estadia nesta cidade espantosa, mas foi a primeira em que pude verdadeiramente apreciá-la, já que estava a rebentar de trabalho – e pressão – nas três anteriores.
A directora do Aquário de Istambul, Dilek Capanoglu, não poupou esforços em organizar uma reunião memorável, que foi quase tão extraordinária como a nossa, em 2023, quando a Flying Sharks teve o privilégio de acolher 170 profissionais do ramo na nossa sede, na Horta.
A reunião turca foi efectivamente espantosa, mas teve claramente um orçamento com pelo menos mais dois zeros do que a nossa, que primou pela simpatia, hospitalidade e carinho açoriano com que recebemos os nossos colegas.
Mas voltemos a Istambul, particularmente ao hotel Crowne Plaza, que nos mimou o mais possível em pormenores que não me escaparam.
Destes destacou-se a presença de preservativos (!) num tabuleiro, algo que nunca tinha visto num hotel e que realmente não esperava num país predominantemente muçulmano.
Seguiram-se os marcadores, que colocavam diariamente em cima do meu livro.
E o último foi uma pequena braçadeira em velcro, que colocavam sempre à volta dos meus carregadores de telemóvel, portátil e afins.
Enfim, são pormenores que passam quase despercebidos, mas que mostram algo muito importante, e que é a preocupação com o bem-estar dos clientes.
Acredito que, na Flying Sharks, funcionamentos exactamente da mesma forma e é com esse espírito que me desloco a empresas para falar sobre o ‘segredo’ do nosso sucesso.
Quando se transportam animais vivos, a atenção ao detalhe não é apenas algo importante para agradar aos clientes. É, acima de tudo, um aspecto crítico e vital da operação.



