A nossa Estação Móvel meteu-se à estrada!

Partilhe este artigo!

Foi um processo longo e pesado, mas o nosso projeto “Estação Móvel”, financiado pelas EEA Grants, finalmente meteu-se à estrada e ajudou-nos a entregar 430 peixes ao Aquário de Al Hoceima, com qualidade de água perfeita!

Para terem uma ideia, normalmente adicionávamos aprox. 200 gramas de tampões de pH e/ou os nossos incríveis neutralizadores de amónia Blue Shark em cada paragem. Desta vez usámos dez vezes menos, de tão extraordinária que estava a água durante os 4 dias de viagem! Esta começou em Peniche e passou dois dias em Sevilha, com mais doze horas em Algeciras, travessia até Tânger, oito horas de alfândega e, finalmente, mais oito por estrada até Al Hoceima.

Em Sevilha levámos com 47°C (!!), o que foi um verdadeiro teste à capacidade refrigeradora do nosso contentor novinho, mas este aguentou-se que nem um leão! No Domingo, dia 1 de junho, apanhámos um belo susto administrativo, que levou parte da equipa a acampar à porta da alfândega de Cádiz na manhã de segunda-feira, dia 2 de junho, para tentar resolver uma bronca que poderá custar um depósito de 17.000 euros, mas vamos lá ver como se dá a volta a isso.

Já na alfândega de Tânger, o processo foi invulgarmente rápido, graças às novas instalações moderníssimas locais, e estaríamos despachados em apenas seis horas (um recorde absoluto!), se não fosse o caso de levarmos os peixes num contentor e não no nosso camião refrigerado tradicional… O problema é que os contentores têm uma matrícula e, como esta não vinha mencionada na documentação, foi logo um grande problemaço, mas nada que os nossos despachantes marroquinos não conseguissem resolver!

Mas o grande desafio deste transprte chegou já perto da meia noite, quando uma derrocada na estrada nos forçou a ir por um desvio que incluía uma subida tão horrivelmente inclinada que deixou o nosso potente Scania a patinar! Depois de quatro tentativas falhadas, decidimos consolidar os peixes de dois tanques num só e despejámos 3 toneladas de água salgada à beira da estrada. Infelizmente, não foi suficiente, pelo que tivemos de consolidar mais um tanque, perdendo mais 3 toneladas de água. Quando nos preparávamos para a sexta tentativa, eis que surge um poderoso trator, vindo da pitoresca vila de El Jebha, que nos rebocou heroicamente pelas duas curvas absolutamente impossíveis, que poderão aprecisar na galeria de fotos abaixo.

Como já é tradição, chegámos ao aquário tarde e a más horas e, depois de descarregarmos rapidamente os animais, fizemos check-in no hotel La Pêrla às 7 da matina, para saborearmos 3 preciosas horas de sono antes de nos metermos à estrada e regressarmos. Ainda assim, apesar da exaustão, a equipa celebrou com uns belos gin e vodka tónicos no ferry de regresso a Algeciras – um momento pelo qual andávamos a suspirar há meses!

Esta operação foi intensamente especial não só por ser a viagem inaugural da nossa impressionante “Estação Móvel”, mas também porque nos juntámos aos colegas da Canary Aquatic Live Animals, que trouxeram a maioria dos peixes desde Las Palmas até Sevilha, onde os transferiram de um camião de aquacultura para a nossa espetacular Unidade de Transporte.

Um dia destes havemos de escrever um relatório muito mais detalhado sobre esta viagem épica mas, para já, basta dizer que superou, de longe, todas as nossas expectativas mais selvagens!

Entretanto, não posso terminar sem agradecer ao nosso cliente Posidony, aos nossos amigos do Aquário de Sevilha, a nossa parceira Patricia Campos, da Canary Aquatic Live Animals, os nossos cinco (!) despachantes de Lisboa, Las Palmas, Cádiz, Algeciras e Tânger, o fabuloso Armando e a empresa de camionagem TPO e, claro, a nossa equipa fabulosa, com um abraço muito especial ao Rui Guedes, o cérebro que levou esta loucura de um boneco no Google Sketch-up até à unidade de transporte de peixes vivos mais moderna do planeta! Um agradecimento especial também à sua equipa de engenheiros, António Pires, Nuno Machado, João Machado e toda a rapaziada fixe da Ventiplast, que muito nos aturaram durante os últimos anos!

Uma nota especial de carinho às nossas duas Audi A4, a primeira com 860.000 km debaixo do capô e a outra já a apanhá-la, com 580.000 km! E, pois claro, um abração especial aos amig@s das EEA Grants e DGPM, que financiaram e apoiaram esta operação alucinante!

A tod@s, muito obrigado!

#EEAGrants #EEAGrantsPT #EEANorwayGrants #CrescimentoAzul #BlueGrowth #DGPM
























Partilhe este artigo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *