A primeira palestra

Foi no muito distante 1997 que dei a minha primeira palestra, na altura a convite dos amigos do Clube Carnegiano de Lisboa.

Reunimo-nos numa sala do icónico Hospital Júlio de Matos e, numa época em que ainda não éramos dominados pelos telemóveis, admito que não foi fácil localizar o local do evento num enormíssimo anexo vazio e às escuras. Mas lá consegui encontrar a sala certa, onde reparei de imediato no retroprojector que tinha sido requisitado para o serão. O problema é que eu levava um carrossel com slides debaixo do braço.

Depois de alguma agitação, chegámos à conclusão que os slides podiam ser colocados em cima do retroprojector. Apesar de as imagens aparecerem com o tamanho de uma folha A4 na parede, recordo-me que os presentes apreciaram os factos sobre tubarões que partilhei com eles nessa noite, que terminou em sorrisos e rasgados elogios. Para além de mimado, saí de lá viciado.

No final ofereceram-me este lindo prato, que me apareceu durante umas arrumações recentes e despoletou esta memória simpática.

Depois dessa palestra seguir-se-iam mais umas centenas, sobre temas cada vez mais variados e abrangentes. Neste momento ando focado em ajudar as pessoas a arrancarem – e dinamizarem – as suas carreiras. Ocasionalmente ainda vou falando sobre os perigos que os tubarões enfrentam, bem como o lúgubre futuro da Humanidade, à conta das temíveis alterações climáticas. Quem sabe que temas me esperam daqui a 25 anos??

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *