Benção das fitas ESTM 2025

Partilhe este artigo!

Foi uma enorme honra representar os magníficos docentes de Biologia Marinha na bênção das fitas da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e tem sido um enorme privilégio acompanhar estes jovens há 20 anos.

Não há maior honra do que poder ajudar estas mentes ávidas a tornarem-se grandes profissionais, para que façam contribuições decisivas para melhorar este mundo maravilhoso em que vivemos, tão terrivelmente ameaçado por mentes perigosamente tacanhas.

No meu discurso (vídeo abaixo) referi que o Mundo é dos que mais caem e se levantam logo a seguir. Não é um conceito novo. Aliás, longe disso. Mas 20 anos a dar aulas e mais 30 a fazer muitas outras coisas ensinaram-me que esta velha máxima é tão verdadeira hoje como o era há centenas – quiçá milhares – de anos, quando provavelmente começou a ser usada.

Aproveitei também para incitar os meus alunos a organizarem uma bela almoçarada daqui a 10 anos e apostei com eles que as histórias mais inspiradoras virão dos colegas que aparecerem de queixo ratado, muletas, braço ao peito, joelhos esfolados e olho roxo. Referi ainda que esse(s) colega(s) provavelmente terão o Lamborghini estacionado no parque. Ao lado do meu. Bom, logo se vê se faço um disparate desses, ou não…
Ok, ok, bem sei que vivemos tempos em que não se pode enaltecer um carro movido a motor de combustão e não esqueçamos que dou palestras sobre o tema! Mas, raios me partam, estamos a falar de uma obra de arte com rodas, que não chega sequer a ser um outlier em termos de pegada carbónica. 😉

#desculpas

Terminei lembrando-os da importância de dignificarem esta profissão lindíssima que escolhemos. Afinal de contas, ser biólogo marinho é ter como objectivo a salvação dos oceanos e do planeta. Não é uma tarefa pequena!
Contudo, com um objectivo tão grandioso nas costas, é importante não se esquecerem de ser felizes!

#avidaéduraparaquemémole




Partilhe este artigo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *