
O melhor ano da Flying Sharks
Chiça, penico!
Que ano tremendo!
Tivemos três viagens a Gdynia, na Polónia. Mais três viagens a Al Hoceima, em Marrocos. E uma viagem que nos fez transportar atuns-rabilho criados em cativeiro em Mazarrón (Espanha) até Hirtshals (Dinamarca), depois tubarões lá nascidos até Viena (Áustria) e regressar a Hirtshals, depois bacalhaus selvagens para Ílhavo, com uma saltada rápida a Galway (Irlanda) e regresso (em ferry) por Vila Real carregados com salmões criados em cativeiro, antes de voltarmos a casa com 13.800 km no bucho, percorridos em 10 dias.
2024 foi também o ano em que…
- Terminámos formalmente o nosso projeto “Mobile Station”, financiado pelas EEA Grants, a 30 de abril, e agora estamos em fase de ajustes pós-projeto antes de nos metermos à estrada já em janeiro de 2025!
- Tornámo-nos distribuidores dos produtos Blue Shark Journey, com os quais vamos encher as prateleiras de todos os nossos clientes e parceiros com os seus incríveis Triage, Colony, Paradigm e outras substâncias incrivelmente eficazes, a maioria das quais “armas” regulares no nosso arsenal em transportes de longo curso.
- Realizámos três trabalhos com a nossa empresa sócia, TechAquarium, e impressionámos mais clientes com a nossa técnica incomparável de polimento de acrílico, que não liberta absolutamente nenhum resíduo na água circundante e é completamente silenciosa. Ora contactem à vontade o Parc Zoologique de Paris, Sea Life Oberhausen, Den Blå Planet, Sea Life Blankenberge e o Oceanário de Lisboa, onde já realizámos nada menos que TRÊS trabalhos até à data, e perguntem-lhes que dizem acerca do serviço extraordinário que prestámos.
- Recolhemos e transportámos sardinhas com sucesso pela primeira vez, entregando 500 indivíduos no Aquário de Al Hoceima, em Marrocos.
- Doámos mais de 6.000 euros em apoios do nosso “Flying Sharks Research and Humanitarian Fund”, que ultrapassou os 100.000 euros no verão de 2023. Também percebemos que nos tornámos demasiado populares junto da comunidade estudantil, por isso tivemos de formalizar um pouco mais as coisas porque, até então, bastava enviar-nos um email e levavam logo com o comprovativo da transferência na volta do correio!
- Completámos 18 anos no dia 1 de setembro e que aventura tem sido desde aquele distante 2006 e a nossa primeira encomenda, em que levámos uma pequena jamanta para L’Oceanogràfic de València.
- Também resgatámos um cação com mais de um metro, que estava preso na Lagoa de Santo André, o que nos valeu uma enorme cobertura mediática!
- Participámos ainda no Congresso Internacional de Aquários em Guadalajara, na Conferência NAC da BIAZA em Drayton Manor e na reunião da União Europeia de Curadores de Aquários em Roterdão, onde realizámos um total de cinco apresentações, incluindo…
- …a nossa primeira incursão em jogos educativos para telemóveis, algo sobre o qual ouvirão falar MUITO em 2025!
- Reintroduzimos no oceano dos Açores mais três tartarugas-marinhas resgatadas, totalizando cinco animais importados com sucesso do Reino Unido e da Holanda e devolvidos com segurança em águas açorianas… além das mais de 80 resgatadas localmente nas ilhas dos Açores!
- Expandimos as nossas recolhas para o lado ocidental da costa algarvia, garantindo assim uma lista ainda mais ampla de espécies agora disponíveis.
- E terminámos o ano em grande estilo com a publicação de “The global status of sharks, rays, and chimaeras“, que contou com contribuições significativas deste vosso criado.
Uau!
A pessoa até fica sem ar!
E nem mencionei que 2024 nos trouxe os nossos melhores resultados financeiros de sempre e viu a nossa nova conta no Instagram ultrapassar 1.000 seguidores e a nossa conta no Facebook passar dos 6.000.
De qualquer forma, quem quer saber de “gostos” quando se está a transportar atuns criados em cativeiro por mais de 3.000 km, pela primeira vez NA HISTÓRIA, e a enfrentar tempos de desalfandegamento de 14,5 horas em Tânger!…
Nós não, de certeza absoluta, e é por isso que muitas vezes demoro semanas a atualizar as nossas aventuras nas redes sociais, mas a equipa está a crescer de forma constante, pelo que esperamos melhorar nisso no próximo ano.
E é para a minha extraordinária equipa que vai a última palavra deste ano: tivemos desafios sérios, que nos obrigaram a dizer adeus a alguns membros, mas também acolhemos novas almas, que já provaram a sua dedicação e capacidade muito para lá do que lhes foi exigido!
Em resumo, a Flying Sharks é o que é graças à fabulosa equipa que a move, por isso aqui ficam os seus nomes, porque são realmente o coração desta empresa e estou-lhes eternamente grato: Beatriz Silva, Diogo Costa, Estevão Simonka, Inês Gaspar, Gabriel Dutra, Ivan Beltran, José Marques, Leonel Gonçalves, Miguel Antunes, Nuno Rodrigues, Rui Guedes e Telmo Morato.
Estes amigos são de uma tenacidade incrível e jamais teríamos atingido 18 anos de resultados brilhantes sem o seu esforço.
Aqui fica um grande abraço para el@s e para vós, com votos de um 2025 magnífico!
Adoraria partilhar o que já temos planeado para o próximo ano, mas dá azar contar com o ovo enquanto ainda está no (…) da galinha, por isso terão de esperar pelas Newsletters que irei escrever a partir de janeiro. Se tudo correr bem, cheira-me que uma das primeiras virá de um lugar muito, muito distante…
Abrações!