O Paraíso das Tartarugas

Partilhe este artigo!

Quando entrei para Biologia Marinha, em 1990, tinha em mente uma carreira fulgurante no excitante mundo da investigação focada em tubarões.

34 anos depois, olho para trás e posso sorrir com alguma satisfação para o percurso percorrido, mas admito que não estava à espera de que a minha empresa Flying Sharks se tornasse no aliado mais poderoso das tartarugas marinhas em busca de reintrodução no mar.

Poderão ler muitas notícias sobre este nosso talento aqui (1), aqui (2) e ainda aqui (3).

Assim sendo, após duas reintroduções muito bem-sucedidas de animais enviados pelos nossos amigos do Sea Life Scarborough, não ficámos totalmente surpreendidos quando nos contactaram pela terceira vez, desta vez solicitando auxílio para a libertação da ‘Nazaré’, uma nova tartaruga marinha que deu à fria costa inglesa em fevereiro de 2024.

O curioso é que este animal em particular já tinha estado sob os cuidados do Aquário de La Rochelle e, depois de um ano de recuperação, simplesmente nadou para norte quando foi libertado (em abril de 2023), acabando nas ditas águas frias Britânicas. Felizmente foi parar às mãos habilidosas do Sea Life Blackpool, antes de ser transferido para Scarborough. Cliquem aqui e avancem até ‘Nazaré’, para ler tudo sobre sua aventura em França.

Após alguns meses de atenção extremosa, aí está ela, com seus 46,3 kg e 70 cm (!), pronta para embarcar na sua grande aventura oceânica nos Açores.

O que não esperávamos era receber uma mensagem semelhante – quase simultaneamente – do nosso amigo Mark de Boer, do Blijdorp Zoo em Roterdão, que tinha duas tartarugas marinhas também resgatadas de águas excessivamente (e inesperadamente) frias!

Curioso – e preocupante – é o facto de que estes arrojamentos em águas frias estarem a aumentar a uma taxa alarmante em todo o mundo. Por exemplo, nos EUA, 20 vezes mais tartarugas Kemp chegam à costa agora do que há 20 anos, o que é definitivamente algo assustador.

Depois de lidar com toda a papelada necessária, agendámos os voos dos nossos amigos reptilianos britânico e holandeses desde Londres e Amsterdão até Lisboa, onde passaram a noite de 21 de agosto, antes de partirem para a Horta na madrugada de 22.

Ora vejam abaixo imagens da sua chegada ao terminal de carga de Lisboa, onde foram recebidos com todo o carinho, incluindo um escritório climatizado para a noite, antes de seu voo para Horta. A reintrodução no mar será muito em breve e pois claro que irei partilhar imagens da mesma.

Já agora, podem clicar aqui e aqui para ver e ouvir as notícias holandesas sobre esta aventura.

Também aproveitamos este momento para agradecer sinceramente à JCS Livestock, ZooLogistics, Groundforce, TAP Cargo, DGAV, Ezequiel Feliciano e Carla Palhinhas pela sua assistência preciosa. A verdade é que não conseguiríamos realizar estes milagres sem a vossa tremenda dedicação ao bem-estar dos animais à nossa guarda, por isso, muito obrigado!




Partilhe este artigo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *