Protecção dos Tubarões em Portugal

Partilhe este artigo!

Foi com enorme prazer que, no passado dia 23 de Maio, estive no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva a falar sobre tubarões a várias turmas de pré-escolas e primeiro ciclo, o que me valeu um testemunho brutalíssimo, como se recordarão.

Contudo, se essa manhã foi inesquecível, a tarde não se ficou atrás, porque rumámos à sede da Loving the Planet onde, na companhia do seu fundador, o estimadíssimo Eduardo Rêgo, conversámos sobre tubarões com a Ana Zúquete e Márcio Duarte, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que tiveram a amabilidade de se juntar a nós.

Numa animada conversa, conversámos sobre a pesca de tubarões em Portugal, sobre legislação europeia recente que visa travar o massacre a que estes animais têm vindo a ser sujeitos em águas europeias, e conversámos ainda sobre a possibilidade de Portugal se tornar num Shark Sanctuary, ou seja, um local onde não há pesca de tubarões porque se chegou à conclusão de que estes valem mais vivos, do que mortos.

Os nossos amigos açorianos já chegaram a essa conclusão há vários anos e é por isso que, em vez de matarem os seus tubarões e os venderem a menos de um euro por quilo, preferem encher barcos com turistas que voam do planeta inteiro até à Horta para mergulharem com tintureiras e anequins no Banco do Condor, ou com jamantas no Banco Princesa Alice. Outros preferem dar um saltinho a Santa Maria, onde podem tirar selfies com tubarões-baleia.

Quem diria que Portugal, para além de ser um paraíso para quem gosta de trabalhar com tubarões, é também um destino de eleição para quem gosta de mergulhar com eles? Agora só falta explicarmos aos nossos dirigentes os tremendos benefícios financeiros de irmos nessa direcção, à semelhança de muitos outros países que já entenderam que massacrar milhões de animais por meia dúzia de tostões, para manter uma pescaria que consiste em não mais de três dúzias de barcos de pesca de palangre de superfície, não faz sentido absolutamente nenhum.

Ora espreitem no meu linktr.ee os vários artigos que já escrevinhei sobre este tema delicado e espero poder contar convosco quando começarmos uma campanha à séria sobre este tópico. Como sou um fofinho, aqui ficam os links directos para alguns dos artigos e entrevistas mais relevantes sobre o tema:

  • 2023-08-21. Ataque de tubarão. Ou de estupidez? link (Observador)
  • 2023-08-18. Ataque de tubarão ou ataque de estupidez? link (CM TV)
  • 2022-01. Reportagem Finning link (CNN Portugal)
  • 2020-10-06. Mako Sharks Forever! link (Observador)
  • 2020-11-08. Reportagem finning link (SIC)
  • 2008-11-12. Tubarões e Raias link (SIC)

Partilhe este artigo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *