Semester at Sea

Partilhe este artigo!

Foi com enorme prazer que passei mais um dia (09-03) com @s alun@s do famoso navio da organização Semester at Sea e acabo de me aperceber que já o faço desde 2012, ou seja, já lá vão 10 anos! 🙂

O dia começa cedo, com uma visita ao Mercado da Ribeira, onde apreciamos as espécies de peixes capturadas localmente e falamos sobre os perigos que enfrentam nos mares, ocasionalmente com uma dissecação a uma pequena pata-roxa e outra a um teleósteo, o que não foi o caso este ano, para mantermos o devido distanciamento social.
Segue-se o Aquário Vasco da Gama, que vai completar 125 anos em 2023 e recordemos que foi inaugurado pelo Rei D. Carlos para celebrar os 400 anos da descoberta do caminho marítimo para a Índia.

O almoço é sempre nas imediações do Oceanário de Lisboa, inaugurado precisamente 100 anos depois, para celebrar 500 anos do mesmo evento. O aquário é visitado logo de seguida e pudemos, mais uma vez, apreciar o magnífico trabalho que esta instituição tem feito pela conservação do ambiente marinho, particularmente (mas não exclusivamente) desde que é gerida pela Fundação Oceano Azul.

O dia (longo) termina novamente no Cais de Santa Apolónia, junto do navio “World Explorer”, que substituiu o “MV Explorer”, no qual tive o prazer de dar umas quantas palestras aos alunos de Biologia Marinha e apreciar uns belos gin-tónicos no fantástico bar no topo, que oferecia uma vista deslumbrante sobre o rio Tejo e a zona ribeirinha da lindíssima cidade de Lisboa.

Fechado mais um dia em que meti o chapéu de “guia turístico”, para além do de professor de Biologia Marinha, só resta desejar a estes amigos bons ventos até à sua próxima paragem, já em França.

Partilhe este artigo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *