Um final de tarde perfeito
Conheci o David Lopes em 2002, quando era administrador do Oceanário, e começámos logo com o pé direito e uma bela viagem ao que era considerado, na altura, como o melhor aquário do mundo, o imponente Monterey Bay Aquarium.
Foi graças à visão inspirada (e inspiradora) do David que o Oceanário viria a conquistar essa distinção alguns anos depois.
Em 2005 fizemos a que recordo como a melhor de todas as viagens nos meus 12 anos de Oceanário, percorrendo o Japão de uma ponta à outra e visitando os mais emblemáticos aquários daquelas paragens, como o de Okinawa, Nagoya, Fukushima e outros.
Entretanto este cavalheiro já tinha arrancado com a poderosíssima cadeia de lojas Biedronka na Polónia, foi ainda administrador de outras empresas no Japão e coordenou as Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, consideradas por todos como um exemplo de excepcional organização e profissionalismo.
Como se tudo isto não bastasse, em 2019 esteve no lançamento do meu ‘Tubarões Voadores’, partilhando as palavras amáveis que tão bem o caracterizam, e deu início ao alojamento local Casa das Letras – Bed&Books em Cabrela, onde escrevi estas palavras.
Em dezembro de 2020 convidou-me para lançar o meu livro e falar aos jovens desta lindíssima aldeia, convite que aceitei com agrado e que viria a ser a primeira viagem do Nikola, então com pouco mais de um ano.
E, no dia 27 de abril, lá estive na inauguração do ‘Mural das Letras’, onde o meu nome figura ao lado de outr@s autor@s de peso, o que permitiu à Ninucha tirar selfies memoráveis, junto a nomes inesquecíveis e que muito admiro, como Fátima Lopes , Fátima Campos Ferreira – RTP , Ana Daniela Soares Ferreira , Alexandra Sousa, Maria João Avilez, Maria Inês Almeida, Luís Natal Marques, Henrique Tigo e tant@s outr@s.
Por todos estes motivos só me resta AGRADECER ao David por ser a tremenda fonte de inspiração que é e confessar-lhe que é uma daquelas (muito) raras pessoas como quem quero ser quando for grande.
Um grande abraço, Davidão!!