Uma nova vitória para a Conservação dos Tubarões Anequins

Partilhe este artigo!

Que tremenda semana para os Tubarões Anequins, Isurus oxyrinchus e Isurus paucus!

Primeiro tivemos o full retention ban, ou proibição total de pesca, decidida na reunião do ICCAT.

Depois tivemos a aprovação para a redacção e adopção de um Plano de Acção para os Tubarões e Raias em Portugal.

E, agora, surge esta fantástica Factsheet, repleta de informações fundamentais para que todos entendam quão importante é a conservação destes animais, acabada de redigir pela Associação Natureza | WWF Portugal e Fundação Oceano Azul.

E a melhor parte de todas é que este vosso amigo esteve envolvido em todos estes processos, usando nada menos do que quatro bonés:

O nosso envolvimento foi a vários níveis, mas incluiu um melganço aceso quanto à necessidade imperativa de todas as medidas de conservação incluírem as duas espécies de tubarão anequim (I. oxyrinchus e I. paucus), ou sabemos todos muito bem o que ia acontecer: de repente, todos os desembarques da pesca comercial passariam misteriosamente a I. paucus, caso apenas a outra espécie fosse abrangida por medidas de protecção, que é exactamente o que aconteceu com os tubarões de profundidade, em 2007, antes de todas as espécies serem abrangidas pela proibição de pesca.

Agora só resta arregaçar as mangas e trabalhar duro na elaboração do Plano de Acção, para garantir que estas espécies tremendas não desapareçam dos oceanos, como está(va) quase a acontecer.

Partilhe este artigo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *